Energias do Brasil

Plano Energias do Brasil

O Plano de Benefícios Energias do Brasil é estruturado na modalidade de contribuição definida e instituído com o objetivo de conceder benefícios de caráter previdenciário aos participantes ativos, beneficiários e participantes assistidos vinculados as patrocinadoras. As principais vantagens em participar deste plano são:

Apoio financeiro

Todo participante ativo recebe uma contribuição da patrocinadora, de acordo com o percentual e o tipo de contribuição. Isto assegura que no futuro o saldo de contas que servirá de base para o cálculo da sua renda adicional seja ainda maior;

Economia

O custeio administrativo de sua previdência privada é pago pela patrocinadora do seu plano.

Flexibilidade

O participante poderá alterar suas contribuições em julho e dezembro.

Proteção

Em caso de situações imprevistas, é oferecido o benefício de invalidez ou pensão por morte.

Incentivo fiscal

O participante tem a possibilidade de abater os rendimentos tributáveis reduzindo o imposto de renda cobrado.

Sobre

Com a aprovação da unificação dos Planos de Contribuição Definida, o Plano Energias do Brasil passou a incorporar os seguintes planos: Plano CD Bandeirante, Plano CD EDP Renováveis, Plano CD Energest, Plano CD Enerpeixe, Plano CD Enerprev, Plano CD Enersul, Plano CD Enertrade, Plano CD Escelsa, Plano CD Investco e Plano CD Porto Pecém. A partir de 01 de janeiro de 2016 todos os participantes ativos, autopatrocinados, em Benefício Proporcional Diferido ou assistidos dos Planos de Contribuição Definida, passaram a ser vinculados ao Plano Energias do Brasil.

Como funciona

Veja o vídeo e a Cartilha do Plano Energias do Brasil. Abaixo você também poderá encontrar um resumo do seu regulamento.

As regras de participação do plano são simples e variam dentre as opções existentes para que o participante possa aproveitar a oportunidade de fazer uma poupança previdenciária adequada às suas expectativas.

Contribuição Básica: É a contribuição básica mensal obrigatória, na qual o participante define o quanto quer investir por mês, conforme o seu percentual de escolha dentre as opções existentes que variam de 1% a 7% do salário base. Nesta contribuição a patrocinadora contribuirá com o mesmo valor investido, o que ajuda a aumentar ainda mais o saldo de contas do seu colaborador.

Contribuições Voluntárias: Pode ser um investimento mensal e que equivale ao percentual de sua livre escolha, aplicado sobre o seu salário base, ou pode ser anual, através da definição de um valor único a escolha do participante. Este tipo de contribuição é feita adicionalmente à contribuição básica.

Portabilidade: O participante pode transferir para o Plano Energias do Brasil o saldo que tiver em outro plano de previdência.

As contribuições efetuadas pelo participante e pela patrocinadora e quando houver, o valor da portabilidade são convertidos em cotas. Quanto maior for o seu valor, maior será o seu saldo de contas que servirá de base para o cálculo do seu benefício.

Benefícios

Benefícios são as rendas a que você ou seus beneficiários têm direito. Confira quais são os benefícios existentes em caso de desligamento da patrocinadora, invalidez ou falecimento.

Aposentadoria: Será concedida quando você atingir os seguintes requisitos

Término do vínculo empregatício;
Idade Mínima de 55 anos;
Mínimo de 03 anos de vínculo ao plano

Aposentadoria por Renda Financeira: O benefício é calculado de acordo com o valor acumulado no saldo de contas do participante e este poderá ou não optar por receber uma parte à vista (até 25% do saldo total) e o restante em renda mensal, podendo variar entre 0,1% e 2,5% do valor restante do seu saldo de contas. O percentual escolhido pelo participante pode ser alterado nos meses de junho e dezembro, tendo validade para os meses posteriores à sua alteração. O Recebimento do benefício começa a partir da data de requerimento e termina na data de falecimento do participante ou com o esgotamento do seu saldo de contas.

Aposentadoria por Prazo Certo: O benefício é calculado em função do prazo definido pelo participante no ato da requisição do beneficio, respeitando-se o prazo mínimo é de 05 anos, sendo possível optar pela antecipação de uma até 25% do saldo total.

Aposentadoria por uma Valor Fixo: O valor do benefício é fixado pelo participante, no momento da requisição da aposentadoria, sendo limitado ao valor correspondente à 2,5% do saldo de contas utilizado para o cálculo do benefício. Esta opção também oferece a antecipação à vista de 25% do saldo de contas.

Fique atento! Quando o benefício de aposentadoria for inferior a Unidade previdenciária, cujo valor é de R$ 749,17, será pago a título de pagamento único o restante do seu saldo de contas, sendo encerrado o seu vínculo com o plano de previdência.

Autopatrocínio: O participante poderá permanecer no plano, pagando as suas contribuições mais as que seriam pagas pela patrocinadora. Além disso, será necessário também continuar pagando as contribuições para a cobertura das despesas administrativas do plano.

Benefício Proporcional Diferido-BPD: Se preferir, o participante pode deixar o seu saldo de contas no plano de benefícios até que tenha direito de receber a aposentadoria. É necessário pagar apenas a contribuição para a cobertura das despesas administrativas do plano. Essa opção só esta disponível para os participantes com, no mínimo, 3 anos de vinculação ao plano.

Portabilidade: Existe ainda a possibilidade de se fazer a transferência de 100% das contas participante e patrocinadora para outra entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora autorizada a operar planos de benefícios de previdência complementar. Essa opção só está disponível para os participantes com, no mínimo, 3 anos de vinculação ao plano.

Resgate: E resta ainda a alternativa de opção pelo recebimento do valor total referente às contribuições individuais feitas pelo participante.

Benefícios de Risco

O regulamento do plano assegura ainda a cobertura de eventuais riscos que causem a invalidez ou o falecimento do participante. Os benefícios assegurados para estes casos são:

Invalidez: Será concedido um benefício calculado de acordo com a opção do participante, considerando as mesmas regras e opções válidas para o cálculo da aposentadoria (Renda Financeira, Renda por Prazo Certo e Renda em Valor Fixo).

Pensão por morte: No caso do falecimento do participante na ativa, ou seja, ainda não é recebedor de benefício na entidade, será oferecido um benefício calculado de acordo com a opção do beneficiário, considerando as regras e opções válidas para o cálculo da aposentadoria (Renda Financeira, Renda por Prazo Certo e Renda em Valor Fixo). No caso do falecimento do participante após o início do recebimento do seu benefício, o beneficiário receberá sua pensão de acordo com a opção exercida pelo participante no momento da requisição do benefício de aposentadoria.

Política de investimento

Em 31 de dezembro de 2015, o Plano de Benefícios Energias do Brasil, passou a incorporar todos os participantes, assistidos e o patrimônio dos demais Planos de Contribuição Definida que eram administrados pela Enerprev, Portanto, a Política de Investimentos deste plano foi elaborada para atender a referida incorporação. Clique aqui e conheça a Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo da entidade e que é válida para o exercício de 2018.

Como participar?

Podem aderir ao Plano Energias do Brasil somente os colaboradores que estiverem em efetiva atividade laboral em uma das patrocinadoras do plano. Para aderir ao plano, é importante que se faça uma simulação de benefício para que seja definido o percentual de contribuição mais adequada às expectativas de renda para a aposentadoria. É igualmente importante conhecer qual o regime de tributação que será aplicado ao beneficio de aposentadoria, quando este começar a ser pago. A aplicação da tributação ocorre de acordo com a opção do participante feita no momento da adesão ao plano de benefícios.

Para aderir ao plano basta clicar aqui e proceder conforme as orientações descritas abaixo.

Imprima e Preencha ambos os Termos de Adesão e entregue na Enerprev. O endereço para encaminhamento é: Rua Gomes de Carvalho, 1.996 -9° andar Vila Olímpia, São Paulo, SP - CEP 04547-006

Regulamento e Estatuto

Você poderá fazer um dowloand ou imprimir o Regulamento do Plano de Contribuição Definida e/ou o Estatuto Enerprev, para ficar sempre por dentro do seu plano de aposentadoria e acompanhar as regras da governança da entidade.

Para aderir ao plano basta clicar aqui e proceder conforme as orientações descritas abaixo.

Relatório anual

O Relatório Anual de Informações aos Participantes e Assistidos apresenta as principais realizações do respectivo ano de exercício, tais como, destaques da gestão, demonstrações contábeis e parecer dos auditores independentes, política e demonstrativo de investimentos, parecer atuarial e manifestações dos conselhos fiscal e deliberativo, entre outras informações. É importante lembrar que o Relatório Anual Consolidado e os Relatórios Anuais resumidos por plano de benefício estão em conformidade com a Resolução MPS/CGPC nº 23, de 06.12.2006 e com a Resolução MPS/CNPC nº 2, de 03.03.2011. Acesse o link disponibilizados a seguir e conheça as importantes informações do seu plano de benefícios. Relatório Anual de 2016.

outros artigos