Energias do Brasil

Plano Energias do Brasil

A Enerprev – Previdência Complementar do Grupo Energias do Brasil – é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar Multipatrocinada que administra Planos de Benefícios, entre eles, o Plano Energias do Brasil. O Plano Energias do Brasil é patrocinado por várias empresas do Grupo EDP Brasil. Trata-se de um Plano de Contribuição Definida. Isso quer dizer que o valor acumulado no futuro será determinado pelas contribuições realizadas ao longo do tempo: quanto maior o esforço de poupança, melhor o resultado!

Vantagens

Além do propósito principal, que é apoiá-lo em seu planejamento, possibilitando complementar o benefício que receberá da Previdência Social na aposentadoria, o Plano Energias do Brasil tem como vantagens:

Força extra: a cada contribuição básica que você fizer, a Patrocinadora deposita a mesma quantia. Isso significa dobrar o valor investido e contar, depois, com os rendimentos. Já imaginou?

Proteção para você e seus familiares: em caso de seu falecimento, os beneficiários que você definir terão direito a receber o benefício. Já em situações de invalidez do Participante, você tem direito a essa proteção.

Benefício Fiscal: caso faça sua declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo, terá o incentivo fiscal de dedução de até 12% da sua renda bruta tributável anual.

Segurança: O Plano Energias do Brasil é regulamentado por uma legislação robusta e fiscalizado por órgão do governo ligado ao ministério da economia (PREVIC), além disso, você tem acesso a todas as informações economico-financeiras do Plano (Relatório Anual de Informações, Demonstrativos de Investimentos, entre outros).

Diferencial: A taxa de administração é inferior às praticadas por instituições financeiras (bancos e seguradoras) que operam produtos similares, pois a Enerprev não tem fins lucrativos.

Gestão especializada: você tem a tranquilidade de saber que conta com uma equipe capacitada  para cuidar dos seus investimentos. São profissionais que entendem e acompanham o cenário  econômico, conhecem muito bem as diferentes modalidades existentes e trabalham para buscar os melhores resultados em forma de rentabilidade.

Flexibilidade: Você poderá definir qual o perfil de investimento mais adequado ao seu momento de vida, tempo até a aposentadoria e tolerância ao risco (Perfis Conservador, Moderado ou Arrojado), além de poder escolher o percentual de contribuição enquanto participante ativo e o percentual, prazo ou valores quando passar a receber seu benefício.

Confira os benefícios do Plano Energias do Brasil

Ao complementar 55 anos de idade, você passa a ter direito ao benefício de aposentadoria, lembrando que será preciso haver o término do vínculo empregatício com a empresa. Conheça as opções:

Renda por Percentual de Saldo: o benefício é calculado de acordo com o valor do seu patrimônio acumulado (contribuições do participante + contribuições da empresa) do Participante, que pode optar por receber uma parte à vista  (até 25% do patrimônio) e o restante em renda mensal, podendo variar entre 0,0% e 2,5% do valor restante do seu  patrimônio. O recebimento do benefício de aposentadoria começa a partir da data da solicitação e termina na data de falecimento do Participante ou quando esgotar o patrimônio.

Renda por Prazo Certo: o benefício é calculado em função do prazo definido pelo Participante quando solicitou o benefício, respeitando-se o período mínimo de cinco anos e o máximo de vinte anos, sendo possível optar pela antecipação  de uma parte à vista (até 25% do patrimônio).

Valor Monetário Constante: o valor do benefício é fixado pelo Participante, no momento da requisição da aposentadoria, sendo limitado ao valor correspondente a 2,5% do patrimônio utilizado para o cálculo do benefício. Essa opção  também oferece a antecipação à vista de até 25% do patrimônio. 

Atenção:  A opção por uma das 03 formas de recebimento (Renda por Percentual de Saldo, Renda por Prazo Certo ou Valor Monetário Constante) poderá ser alterada pelo participante a qualquer tempo. Também existe a flexibilidade de se alterar o percentual de renda, o prazo certo ou o valor monetário, de acordo com o tipo de renda do participante e também a qualquer momento tempo.

Como funciona?

Você, como Participante, pode fazer dois tipos de contribuição:

CONTRIBUIÇÃO BÁSICA: você pode escolher um percentual de contribuição que varia de 1% a 7% do seu salário. A Patrocinadora faz um aporte do mesmo valor da sua contribuição,que ajuda, e muito, a aumentar ainda mais seu saldo!

CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA: você determina quanto quer investir! Trata-se de um investimento mensal e que equivale ao percentual de sua livre escolha, aplicado sobre seu salário-base, sendo que esse tipo de contribuição é feito adicionalmente à contribuição básica.               

O participante pode alterar, suspender ou retomar as contribuições básica e/ou voluntária mensal e também solicitar a contribuição esporádica (eventual) a qualquer tempo. E se preferir, também é possível trazer os seus recursos do seu outro plano de previdência, se for o caso, para a Enerprev. Consulte o nosso atendimento e saiba mais!

Como aderir ao Plano Energias do Brasil?

O próximo passo é seu! Para ser um Participante do Plano, você deve preencher o Termo de Adesão ao Plano Energias do Brasil (disponível aqui), definindo primeiramente:

  • o Percentual de suas contribuições;
  • o Perfil de Investimento do seu plano;
  • Regime de tributação*;
  • Beneficiários indicados.

Após o preenchimento do seu Termo de Adesão, você deverá enviar assinado para o e-mail: atendimentoenerprev@edpbr.com.br.

Confira abaixo, os documentos essenciais para que você conheça tudo sobre o seu Plano de Aposentadoria e sobre a governança da Enerprev, basta clicar em cima do tópico para acessar o conteúdo:

A melhor ferramenta para decidir bem é a informação.

EM CASO DE DÚVIDAS, CONTE COM NOSSA EQUIPE!

Estamos sempre prontos para atender você:

WhatsApp: (11) 91005-7305

Central de Atendimento: 0300 313 0013

E-mail: atendimentoenerprev@edpbr.com.br

Política de investimentos

Em 31 de dezembro de 2015, o Plano de Benefícios Energias do Brasil, passou a incorporar todos os participantes, assistidos e o patrimônio dos demais Planos de Contribuição Definida que eram administrados pela Enerprev, Portanto, a Política de Investimentos deste plano foi elaborada para atender a referida incorporação. Clique aqui e conheça as Políticas de Investimentos (Por perfil) aprovadas pelo Conselho Deliberativo da entidade e que são válidas até 2025.

Relatório anual

O Relatório Anual de Informações aos Participantes e Assistidos apresenta as principais realizações do respectivo ano de exercício, tais como, destaques da gestão, demonstrações contábeis e parecer dos auditores independentes, política e demonstrativo de investimentos, parecer atuarial e manifestações dos conselhos fiscal e deliberativo, entre outras informações. É importante lembrar que o Relatório Anual Consolidado e os Relatórios Anuais resumidos por plano de benefício estão em conformidade com a Resolução MPS/CGPC nº 23, de 06.12.2006 e com a Resolução MPS/CNPC nº 2, de 03.03.2011. Clique aqui para acessar o Relatório Anual e conheça as importantes informações do seu plano de benefícios.